quinta-feira, 7 de julho de 2016

França x Portugal - Final da Eurocopa 2016

França tenta o seu terceiro título europeu, Portugal vai em busca do seu primeiro título de expressão

A final da Eurocopa de 2016 está decidida. A anfitriã França irá confrontar com a seleção de Portugal. Para muitos, a seleção francesa é uma das favoritas a conquistar a competição. Já os lusos, podemos dizer que são zebras nessa Eurocopa?

Uma coisa é fato, nenhuma das duas seleções jogaram o fino da bola. A seleção da França foi cirúrgica e precisa, conseguiu ganhar jogos onde tudo parecia estar perdido. Os confrontos contra a seleção da Albânia na fase de grupos e Irlanda nas oitavas de final, mostrou a objetividade dos franceses. Contra a Islândia nas quartas de final foi um passeio. Já contra a poderosa seleção da Alemanha, jogou sabendo das suas fraquezas, mas em duas oportunidades, soube atacar com perfeição o esquadrão alemão.

A seleção de Portugal chegou desacreditada para a Euro-16, muitos adeptos – torcedores em Portugal – não iria apostar uma ficha de dinheiro sequer na seleção comandada pelo astro Cristiano Ronaldo. Na frase de grupos, três empates sofríveis. Mas um deles foi especial e, colocou Portugal na grande final.

Terceira rodada na fase do grupo F: Portugal x Hungria, Islândia x Áustria. Portugal empatando em 3 a 3 contra a Hungria, com esse resultado, os lusos iriam para as oitavas de final, sendo o segundo colocado do grupo, até aí tudo bem né? Só que aos 49 do segundo tempo, Traustason fez o gol da vitória islandesa, com isso, a seleção islandesa ficou em segundo do grupo F. Portugal com os três empates, classificou como um dos melhores terceiros colocados.

Esse gol do Traustason, fez a os lusos jogar numa chave mais fraca, não desmerecendo as seleções que compunha esse chaveamento. Portugal teve pela frente: Croácia (oitavas de final), Polônia (quartas de final), País de Gales (semifinal) e agora a França na grande decisão.

No outro chaveamento, tínhamos 11 títulos mundiais digladiando para conquistar o torneio europeu: Itália (4), Alemanha (4), Espanha (1), Inglaterra (1) e França (1), disputaram jogos nervosos e sofridos. Quem se saiu melhor foi a dona da casa, a equipe francesa.

A França poderá conquistar o seu terceiro título europeu e o segundo dentro dos seus domínios. Comandada pelo Pogba, Griezmann e Lloris são tidos pela maioria, como a candidata a esse título. Mas de um lado, temos um Cristiano Ronaldo faminto em dar para a sua nação o primeiro título no futebol profissional.  
Será um grande jogo. Cristiano Ronaldo, Nani, Renato Sanchez contra o Griezmann, Pogba e cia. Essa decisão será um espetáculo para aqueles que gostam de ver um jogo bem jogado. 


Cristiano Ronaldo e Pogba são as esperanças das suas seleções (FOTO: Eduardo Pires)