Pular para o conteúdo principal

Domingo de manhã com os cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses

Projeto caminhada criado em 2009, visa socializar os cães com o público

Banner “Eu adote, adote você também (FOTO: Eduardo Pires)

O cãominhada acontece todos os domingos, das 9h às 13h, no Centro de Controle de Zoonoses, em Santana, zona norte de São Paulo.

A primeira participação requer alguns cuidados, como: trajar calças (jeans ou moletom), e calçados que cubram os tornozelos (tênis com meias cano longo ou botas). A entrada deve ser feita antes das 9h, para que os primeiros visitantes possam saber um pouco melhor das normas da instituição e dos cachorros.

Acabado a palestra, os voluntários começam a se preparar para pegar o seu cachorro e passear com ele dentro do CCZ. O lugar tem dois tipos de canil: canil verde e o azul. O verde, possui os cachorros de porte pequeno e médio, já o azul, possuí cachorros de porte grande como: Pitbull, Rottweiler entre outros.

Para quem tem mais tempo como voluntariado, tem a aventura de passear com os cachorros de porte grande. Já for voluntário de primeira viagem, tem que se contentar em pegar os cachorros um pouco menor. Mas para quem gosta de animais, essas quatro horas vale muito a pena. Além dos cachorros.

Depois do passeio, as pessoas podem visitar os cavalos e alimentá-los. Já a parte dos gatos é reservado, mas a visitação é liberada para ver os bichanos.

Atualmente, o CCZ acolhi 150 cachorros, 30 gatos e três cavalos. No passado eram 10 equinos, com a gripe equina, sete morreram e só restaram três.

A instituição necessita de doações de jornais para o recolhimento das fezes, pote de sorvete para o recipiente da água para os cães e brinquedos para os gatos.

O projeto foi criado em 2009, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses, da Coordenação de Vigilância em Saúde (CONVISA). A ideia do projeto é de socializar os cães com as pessoas e com outros cachorros. Além do exercício físico com a caminhada, também ajuda na adoção e facilita o convívio domiciliar.

Para o estudante, Vítor, ele conta como foi a sua primeira experiência como voluntário no "cãominhada". "Se não viesse ninguém, os cachorros iriam ficar estressados. No próximo domingo pretendo voltar".

Para quem quiser ser um dos voluntários, tem que se inscrever através do site.

Rua Santa Eulália, 86 – Santana

Com 10 anos, Zulu parece bravo, mas é dócil e amável. Está pronto para ser adotado (FOTO: Eduardo Pires)
Gatos também faz parte da adoção do CCZ (FOTO: Eduardo Pires)

         CCZ e no fundo os canis azul e verde (FOTO: Eduardo Pires)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palmeiras avassalador não dá chances para o São Paulo no Morumbi

Em clássico quente e disputa pelas primeiras posições, Palmeiras leva a melhor e quebra mais um tabu no ano. Torcida do São Paulo lota o Morumbi para ver mais um tropeço do time (FOTO: Eduardo Pires) Os 56.694 são paulinos que foram até o Estádio do Morumbi viram os 16 anos de tabu cair por terra. Os palmeirenses comemoram a vitória em mais um clássico, e de quebra a liderança folgada no Campeonato Brasileiro. Agora já são três pontos que separam o time alviverde para o Internacional, 56 contra 53. O time escalado por Felipão mesclando o time titular com jogadores “reservas” anularam totalmente o time do São Paulo. Diego Aguirre deixou no banco Everton e Arboleda, e apostou nas entradas de Rodrigo Caio e Bruno Alves, assim jogando com três zagueiros. Isso foi avassalador para o Palmeiras se sentir em casa e comandar a vitória no primeiro tempo. Meio-campo forte com Felipe Melo, Moises e Lucas Lima, Felipão viu a sua equipe ter toque de bola refinado e tranquilidade
Em algumas partes, o cemitério mostra o estado de abandono. Uma parte de osso humano junto de uma garrafa PET (FOTO: Eduardo Pires) A cidade de Poá, localizada na Grande São Paulo, tem mais de 115 mil habitantes, segundo pesquisa feito pelo IBGE, em 2017. Na década de 60 e 70, a cidade tinha cara de munício interiorano. Mas o tempo passou, com a pouca distância até a capital paulista (30 km) e o comércio chegando na cidade, Poá ganhou estados de cidade “grande”. A Criminalidade de diversos tipos, vandalismos e a falta de segurança invadiram a cidade Os munícipes ficarem atentos à sua segurança como circuito de segurança nas casas e comércios, aumentar os muros e até colocar seguranças particulares em algumas ruas. Mas é aqueles que já morreram? Será que eles se livraram dos maus hábitos dos seres humanos que estão na Terra? A resposta é simples, não! O Cemitério Municipal de Poá, localizado no bairro Água Vermelha, está sofrendo vandalismo no ossário e

Investigação do NI denúncia nutrição de hospital particular de SP

Nutrição do Hospital Santa Clara e suas más condições de trabalho Mamão estragada sendo entregue para pacientes e acompanhantes (FOTO: Eduardo Pires) Frutas estragadas; verduras apodrecendo; panelas sujas; vasilhas e panelas com urinas e fezes de ratos; carne vencida sendo entregues para pacientes, acompanhantes e funcionários; ratoeiras no estoque de alimentos do setor de nutrição; embalagens roídas pelos ratos que andam pelos lugares da cozinha, estoque e corredor do setor; alimentos sendo armazenados de forma incorreta, fazendo com que os produtos ficam expostos as bactérias e fungos do lugar; entre outros agravantes. Esses casos ocorreram até o dia 30 de outubro no Hospital Santa Clara, na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo. Infestações de baratas, ratos, mosquitos e cupins fizeram do lugar uma desordem. Até o último dia do mês 10, a cozinha do hospital viveu dias de caos e funcionários convivendo com todo este tipo de infrações graves. Responsáveis pelo setor