Pular para o conteúdo principal

Pátio do Colégio atraí centenas de moradores de rua atrás de comida

Dezenas de carros e vans chegam para alimentar as pessoas que vivem nas ruas. Leites são distribuídos para as famílias com crianças.

Moradores faz fila em frente ao Pátio do Colégio (FOTO: Eduardo Pires)
Os moradores de rua na cidade de São Paulo quase que dobrou nos últimos 17 anos. Em 2000, o número chegava na casa dos 8.700 moradores que viviam nas ruas, na época um número alarmante. Passados quase duas décadas depois, o número cresceu de forma avassaladora.

Segundo um levantamento inédito pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe) em 2015, os números de moradores de rua chegaram nos 15.905. Isso porque os migrantes vindos de outros estados, principalmente do Nordeste, e também os imigrantes vindos dos países africanos e do Haiti - este último país foi arrasado por um furacão em 2010 - ajuda na concentração de mais gente nas ruas da cidade paulista.

Esse número só não é maior por causa que não é contabilizada as pessoas que são acolhidas em igrejas, ONGs e as invasões em propriedades privadas abandonadas.

A região da Sé tem o maior número de moradores de rua, segundo o Fipe, são 3.864 pessoas nas regiões da República, Anhangabaú, Glicério, Cracolândia, Luz e na própria Sé.

Para o morador de rua, Hiraldo, 60 anos, a região central virou uma disputa de território para a locação de barracas. “Eu moro aqui na região da Sé há 20 anos, cada dia que passa, a disputa por lugar é muito grande. No Pátio do Colégio mesmo, é um monte de barracas e pessoas”. Contou.

Para a sorte do Hiraldo e dos outros milhares de pessoas que vivem nas ruas da principal cidade do país, é que existem voluntários para oferecer comidas, lanches, leites e carinho.

Todos os dias, o Pátio do Colégio atraí centenas de pessoas atrás de mantimentos para sobreviver. O Núcleo do Voluntariado, da Casa do Cristo Redentor, distribuí toda segunda sexta-feira de cada mês: 1300 lanches, suco, água e chá. O dirigente do projeto chamado Pão e Amor, Rogério Baroni Rombe, diz que é uma satisfação fazer essa boa ação. “A casa faz esse projeto, cerca de 80 voluntários ajuda na distribuição dos lanches. Hoje cerca de 600 pessoas vão ser beneficiadas com os lanches”.

A comunidade evangélica, Vale do Benção, também distribuí todas as sextas-feiras comidas para os moradores, o coordenador do projeto, Júnior Santos, diz que há uma década esse projeto beneficia os moradores de rua na região central. “450 marmitex e 120 litros de suco, são distribuídos para a população de rua. Há dez anos estamos fazendo na região do Pátio do Colégio e também na Glicério toda quarta-feira, onde tem bastante haitianos”.

Dezenas de carros e vans chegam no Pátio do Colégio com os voluntários e bastante comida. Pessoas correndo para formar fila, e outras saindo de suas barracas com um sorriso no rosto prestes a comer o que seria a sua primeira refeição do dia. 

    Um dos voluntários ajudando a distribuir suco (FOTO: Eduardo Pires)
Rua Anchieta serve para a entrega dos marmitex para os moradores (FOTO: Eduardo Pires)
A Kombi da comunidade evangélica, Vale de Benção (FOTO: Eduardo Pires)
Rogério Baroni, diretor do projeto Pão e Amor da Casa do Cristo Redentor (FOTO: Eduardo Pires)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palmeiras avassalador não dá chances para o São Paulo no Morumbi

Em clássico quente e disputa pelas primeiras posições, Palmeiras leva a melhor e quebra mais um tabu no ano. Torcida do São Paulo lota o Morumbi para ver mais um tropeço do time (FOTO: Eduardo Pires) Os 56.694 são paulinos que foram até o Estádio do Morumbi viram os 16 anos de tabu cair por terra. Os palmeirenses comemoram a vitória em mais um clássico, e de quebra a liderança folgada no Campeonato Brasileiro. Agora já são três pontos que separam o time alviverde para o Internacional, 56 contra 53. O time escalado por Felipão mesclando o time titular com jogadores “reservas” anularam totalmente o time do São Paulo. Diego Aguirre deixou no banco Everton e Arboleda, e apostou nas entradas de Rodrigo Caio e Bruno Alves, assim jogando com três zagueiros. Isso foi avassalador para o Palmeiras se sentir em casa e comandar a vitória no primeiro tempo. Meio-campo forte com Felipe Melo, Moises e Lucas Lima, Felipão viu a sua equipe ter toque de bola refinado e tranquilidade

Edifício Altino Arantes “banespão” completa 69 anos de beleza e modernidade

O projeto do edifício foi modificado para fazer referência ao Empire State Building de Nova York Hoje o Edifício Altino Arantes completa 69 anos, falando pelo nome, ninguém deve saber qual prédio estou falando, mas se eu falar o “banespão”, todos irão saber. No dia 27 de junho de 1947, a cidade de São Paulo ganhou um presente de 161 metros de altura, superando o Edifício Martinelli com 130 metros. O Edifício Altino Arantes se tornou em pouco tempo, o símbolo da cidade de São Paulo e o coração da cidade de São Paulo. A história começou quando o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) ficava na Praça Ramos de Azevedo, longe do centro financeiro da cidade – na época ficava nas ruas São Bento e XV de Novembro. Para ficar próximo ao centro comercial, os diretores do banco fizeram uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia e compraram alguns imóveis. Com a demolição de algumas casas, foi erguido o edifício na Rua João Brícola, se tornando o maior prédio do Brasil, com seus 161
Em algumas partes, o cemitério mostra o estado de abandono. Uma parte de osso humano junto de uma garrafa PET (FOTO: Eduardo Pires) A cidade de Poá, localizada na Grande São Paulo, tem mais de 115 mil habitantes, segundo pesquisa feito pelo IBGE, em 2017. Na década de 60 e 70, a cidade tinha cara de munício interiorano. Mas o tempo passou, com a pouca distância até a capital paulista (30 km) e o comércio chegando na cidade, Poá ganhou estados de cidade “grande”. A Criminalidade de diversos tipos, vandalismos e a falta de segurança invadiram a cidade Os munícipes ficarem atentos à sua segurança como circuito de segurança nas casas e comércios, aumentar os muros e até colocar seguranças particulares em algumas ruas. Mas é aqueles que já morreram? Será que eles se livraram dos maus hábitos dos seres humanos que estão na Terra? A resposta é simples, não! O Cemitério Municipal de Poá, localizado no bairro Água Vermelha, está sofrendo vandalismo no ossário e