Pular para o conteúdo principal

Viagem 2: Juiz de Fora – Minas Gerais – Brasil


Com cara da “cidade maravilhosa”, Juiz de Fora é conhecida pela grandiosidade no estado mineiro.

Juiz de Fora vista do Morro do Imperador (FOTO: Eduardo Pires) 

Conhecer a cidade mineira Juiz de Fora é conhecer também um pouco da história de Minas Gerais. Localizado no sudeste do estado, o munícipio está localizado na Zona da Mata, fazendo dela a principal cidade da região, que conta com outras cidades como Santos Dumond, Chácara, Bicas, Matias Barbosa, Lima Duarte entre outras.

Juiz de Fora tem a quarta maior população do Estado de Minas Gerais, com mais de 560 mil habitantes (estimativa de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE), perdendo apenas para Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem, respectivamente.

Quando um turista chega na cidade, logo se depara com as semelhanças entre Juiz de Fora e a cidade do Rio de Janeiro. O primeiro são os Taxis da cor amarelo, com as faixas pontilhados na lateral dos veículos; outro ponto a ser destacado são as bancas de jornais onde vendem jornais da capital Fluminense, O Globo e Extra são os principais jornais do juiz-forano; outra característica marcante são os times de futebol carioca que marcam presença em Juiz de Fora. Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo são presenças constantes com os símbolos nos bares, torcedores andando com camisetas destes clubes e bandeiras nas janelas das casas; por último é o Cristo Redentor da cidade onde fica o ponto turístico mais conhecido da cidade, mas isso vamos falar um pouco mais para frente. Toda esta semelhança se dá pela proximidade entre a cidade com o Estado do Rio de Janeiro, muitos moradores de Juiz de Fora quando quer ir à praia, vai para a cidade carioca. Cidades serranas do Rio como Petrópolis e Teresópolis também é um destino bastante procurado por quem mora na cidade mineira. Por tudo isso, o juiz-forano é chamado carinhosamente de “Carioca do Brejo”.

A maior cidade da Zona da Mata não é só “cópia” da cidade maravilhosa, mas também tem a sua beleza e pontos turísticos que fazem dela ser uma cidade diferente das outras que estão na região.

Vamos ver alguns pontos turísticos que o Notícias Independentes visitou em Juiz de Fora.  

PARQUE HALFELD

Um parque com ares de praça. Com árvores de diferentes tipos, o Parque Halfeld é bastante frequentado por idosos que jogam dominó e baralho. No local também tem o famoso “pirulito”, um relógio de aproximadamente cinco metros de altura onde serve para ponto de referência para encontros de pessoas.

Parque Halfeld vista de dentro e da Avenida Rio Branco, respectivamente (FOTO: Eduardo Pires)

ANTIGA PREFEITURA DA CIDADE

Juiz de Fora teve a sua primeira prefeitura na hoje famosa Avenida Rio Branco. Prédio de dois andares e patrimônio tombado pela prefeitura do município, o lugar chama atenção pela sua beleza externa com uma cúpula na parte mais alta do prédio e colunas na lateral.


O prédio da antiga prefeitura da cidade continua em perfeito estado de conservação (FOTO: Eduardo Pires) 

CALÇADÃO DA RUA HALFELD

Quer ir ao banco, comprar um tênis ou remédio, o calçadão da Rua Halfeld é o lugar perfeito para encontrar tudo isso e mais um pouco. É uma das ruas mais movimentadas da cidade e também onde fica concentrado o maior número de agências de bancos. Vale a pena dar uma passada na Rua Halfeld e comprar alguma coisa para lembrar da cidade.


Uma das ruas mais movimentadas de Juiz de Fora, Rua Halfeld está no coração de todos os juízes-foranos (FOTO: Eduardo Pires) 

CINE-THEATRO CENTRAL

Os principais shows com artistas mais renomados do Brasil acontecem no Cine-Theatro Central. O prédio foi inaugurado no ano de 1929 e desde então é considerado um dos principais teatros de Minas Gerais. Em 1994, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no mesmo ano a Universidade Federal de Juiz de Fora começou a administrar o prédio.


Os mais renomados artistas do Brasil já passaram pelo Cine-Theatro Central (FOTO: Eduardo Pires) 

MERCADO MUNICIPAL

No mercado é possível encontrar diferentes tipos de frutas, legumes, verduras, doces e queijos. O local é sem dúvidas um ponto a ser visitado em Juiz de Fora, ainda mais levar aquele famoso queijo mineiro para a sua família.


Mercado Municipal vista por dentro e do lado de fora (FOTO: Eduardo Pires) 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Estação já não está funcionando há algum tempo, moradores de rua tomaram a frente do prédio onde já percorreu uma longa história de dois séculos atrás. Inaugurado no ano de 1875, a estação ferroviária de Juiz de Fora serviu para que trens levassem mercadorias e materiais de construção para a cidade do Rio de Janeiro. A torre com o relógio em funcionamento até hoje também deixa o lugar mais atrativo.


A torre de relógio é a única coisa que ainda está funcionando na estação (FOTO: Eduardo Pires) 

MIRANTE DO MORRO DO IMPERADOR

Talvez seja o ponto turístico mais famoso da cidade. O Mirante do Morro do Imperador, mais conhecido como o “Morro do Cristo”, dá a visão quase que total da cidade de Juiz de Fora. A região central e bairros mais distantes dão a liberdade para os visitantes desfrutar a cidade de cima. O caminho até chegar no mirante também é bacana, em uma escultura de ferro os turistas podem ver a trajetória de Jesus enquanto esteve na Terra até o dia de sua morte, quando foi sacrificado na cruz. O local pode ser acessado de carro ou a pé, a última demanda tempo e fôlego para chegar até no topo do morro.


Vista geral de Juiz de Fora; o Cristo; caminho de arborizado até o morro e a réplica de ferro de Jesus carregando a cruz (FOTO: Eduardo Pires)

Vale a pena dar uma passada na bela Juiz de Fora, nada que dois dias dê para conhecer a cidade por completo. Conhecendo o maior município da Zona da Mata, também é conhecer um pouco da história de Minas Gerais e Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palmeiras avassalador não dá chances para o São Paulo no Morumbi

Em clássico quente e disputa pelas primeiras posições, Palmeiras leva a melhor e quebra mais um tabu no ano. Torcida do São Paulo lota o Morumbi para ver mais um tropeço do time (FOTO: Eduardo Pires) Os 56.694 são paulinos que foram até o Estádio do Morumbi viram os 16 anos de tabu cair por terra. Os palmeirenses comemoram a vitória em mais um clássico, e de quebra a liderança folgada no Campeonato Brasileiro. Agora já são três pontos que separam o time alviverde para o Internacional, 56 contra 53. O time escalado por Felipão mesclando o time titular com jogadores “reservas” anularam totalmente o time do São Paulo. Diego Aguirre deixou no banco Everton e Arboleda, e apostou nas entradas de Rodrigo Caio e Bruno Alves, assim jogando com três zagueiros. Isso foi avassalador para o Palmeiras se sentir em casa e comandar a vitória no primeiro tempo. Meio-campo forte com Felipe Melo, Moises e Lucas Lima, Felipão viu a sua equipe ter toque de bola refinado e tranquilidade
Em algumas partes, o cemitério mostra o estado de abandono. Uma parte de osso humano junto de uma garrafa PET (FOTO: Eduardo Pires) A cidade de Poá, localizada na Grande São Paulo, tem mais de 115 mil habitantes, segundo pesquisa feito pelo IBGE, em 2017. Na década de 60 e 70, a cidade tinha cara de munício interiorano. Mas o tempo passou, com a pouca distância até a capital paulista (30 km) e o comércio chegando na cidade, Poá ganhou estados de cidade “grande”. A Criminalidade de diversos tipos, vandalismos e a falta de segurança invadiram a cidade Os munícipes ficarem atentos à sua segurança como circuito de segurança nas casas e comércios, aumentar os muros e até colocar seguranças particulares em algumas ruas. Mas é aqueles que já morreram? Será que eles se livraram dos maus hábitos dos seres humanos que estão na Terra? A resposta é simples, não! O Cemitério Municipal de Poá, localizado no bairro Água Vermelha, está sofrendo vandalismo no ossário e

Investigação do NI denúncia nutrição de hospital particular de SP

Nutrição do Hospital Santa Clara e suas más condições de trabalho Mamão estragada sendo entregue para pacientes e acompanhantes (FOTO: Eduardo Pires) Frutas estragadas; verduras apodrecendo; panelas sujas; vasilhas e panelas com urinas e fezes de ratos; carne vencida sendo entregues para pacientes, acompanhantes e funcionários; ratoeiras no estoque de alimentos do setor de nutrição; embalagens roídas pelos ratos que andam pelos lugares da cozinha, estoque e corredor do setor; alimentos sendo armazenados de forma incorreta, fazendo com que os produtos ficam expostos as bactérias e fungos do lugar; entre outros agravantes. Esses casos ocorreram até o dia 30 de outubro no Hospital Santa Clara, na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo. Infestações de baratas, ratos, mosquitos e cupins fizeram do lugar uma desordem. Até o último dia do mês 10, a cozinha do hospital viveu dias de caos e funcionários convivendo com todo este tipo de infrações graves. Responsáveis pelo setor