Pular para o conteúdo principal

Viagem 5: Luís Carlos - Guararema - São Paulo - Brasil


Vila pequena, mas com muitas histórias do passado

A Vila totalmente revitalizada em setembro de 2014 (FOTO: Eduardo Pires)

Um domingo de sol, sem nenhuma programação para fazer, aí você se lembra que pode fazer um bate-volta em uma cidade próxima de São Paulo. Dá aquela pesquisada na internet e acha a Vila Luís Carlos, em Guararema. Distrito calmo, aconchegante e cheia de história e fantasia.

Distante a 90 km de São Paulo, 1h30 de viagem de carro. O lugar é bem pacato, sossegado para aqueles que querem almoçar, tirar fotos, relaxar e conhecer um pouco mais sobre o local.

Revitalizado em setembro de 2014, a prefeitura de Guararema apostou as suas fichas para o turismo da cidade e região. Pintou casas com diferentes tipos de cores, reformou a plataforma e estação ferroviária, pintou a igreja de azul – originando a sua cor de quando foi erguida, e acabou dando certo.

A Igreja de São Lourenço com o seu azul tradicional (FOTO: Eduardo Pires)

Milhares de turistas vão até o lugar para saber um pouco mais de sua história. A ferrovia que tem em Luís Carlos, serviu na década de 10 do século para que a lavoura seguisse até a cidade do Rio de Janeiro. Serviu também de parada para que os viajantes parassem na estação da vila, para um breve descanso, e depois rumasse em direção a capital carioca.

A maria fumaça é um atrativo a mais para o lugar. A locomotiva sai da estação de Luís Carlos e tem como destino a estação central de Guararema.

A Igreja de São Lourenço traz traços arquitetônicos do começo do século XX. Os carrinhos de pipoca vermelho retrô faz a imaginação do turista voltar há 60 anos para trás. Casas de diferentes cores (azul, amarelo, vermelho, verde e laranja) ilustra um cenário rico do que foi a cidade no passado, quando as cores eram vivas, e não igual os dias de hoje, cores padrão.

Vale a pena conhecer a Vila Luís Carlos, e aproveitar um fim de semana alegre e aquele sossego para começar a semana com tudo.


A estação e ao fundo as casas coloridas (FOTO: Eduardo Pires)

Um espaço foi destinado para contar a história do lugar e mostrar a data da revitalização (FOTO: Eduardo Pires)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palmeiras avassalador não dá chances para o São Paulo no Morumbi

Em clássico quente e disputa pelas primeiras posições, Palmeiras leva a melhor e quebra mais um tabu no ano. Torcida do São Paulo lota o Morumbi para ver mais um tropeço do time (FOTO: Eduardo Pires) Os 56.694 são paulinos que foram até o Estádio do Morumbi viram os 16 anos de tabu cair por terra. Os palmeirenses comemoram a vitória em mais um clássico, e de quebra a liderança folgada no Campeonato Brasileiro. Agora já são três pontos que separam o time alviverde para o Internacional, 56 contra 53. O time escalado por Felipão mesclando o time titular com jogadores “reservas” anularam totalmente o time do São Paulo. Diego Aguirre deixou no banco Everton e Arboleda, e apostou nas entradas de Rodrigo Caio e Bruno Alves, assim jogando com três zagueiros. Isso foi avassalador para o Palmeiras se sentir em casa e comandar a vitória no primeiro tempo. Meio-campo forte com Felipe Melo, Moises e Lucas Lima, Felipão viu a sua equipe ter toque de bola refinado e tranquilidade
Em algumas partes, o cemitério mostra o estado de abandono. Uma parte de osso humano junto de uma garrafa PET (FOTO: Eduardo Pires) A cidade de Poá, localizada na Grande São Paulo, tem mais de 115 mil habitantes, segundo pesquisa feito pelo IBGE, em 2017. Na década de 60 e 70, a cidade tinha cara de munício interiorano. Mas o tempo passou, com a pouca distância até a capital paulista (30 km) e o comércio chegando na cidade, Poá ganhou estados de cidade “grande”. A Criminalidade de diversos tipos, vandalismos e a falta de segurança invadiram a cidade Os munícipes ficarem atentos à sua segurança como circuito de segurança nas casas e comércios, aumentar os muros e até colocar seguranças particulares em algumas ruas. Mas é aqueles que já morreram? Será que eles se livraram dos maus hábitos dos seres humanos que estão na Terra? A resposta é simples, não! O Cemitério Municipal de Poá, localizado no bairro Água Vermelha, está sofrendo vandalismo no ossário e

Investigação do NI denúncia nutrição de hospital particular de SP

Nutrição do Hospital Santa Clara e suas más condições de trabalho Mamão estragada sendo entregue para pacientes e acompanhantes (FOTO: Eduardo Pires) Frutas estragadas; verduras apodrecendo; panelas sujas; vasilhas e panelas com urinas e fezes de ratos; carne vencida sendo entregues para pacientes, acompanhantes e funcionários; ratoeiras no estoque de alimentos do setor de nutrição; embalagens roídas pelos ratos que andam pelos lugares da cozinha, estoque e corredor do setor; alimentos sendo armazenados de forma incorreta, fazendo com que os produtos ficam expostos as bactérias e fungos do lugar; entre outros agravantes. Esses casos ocorreram até o dia 30 de outubro no Hospital Santa Clara, na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo. Infestações de baratas, ratos, mosquitos e cupins fizeram do lugar uma desordem. Até o último dia do mês 10, a cozinha do hospital viveu dias de caos e funcionários convivendo com todo este tipo de infrações graves. Responsáveis pelo setor